Fala Corujas!
Este é a nossa primeira edição do Boletim do DAEB, que sairá mensalmente com o intuito de divulgar as ações do D.A, as novidades da Biblioteconomia e da Unirio, uma maneira de manter os estudantes por dentro do que está acontecendo na nossa Universidade e ajude a construir nossas atividades. Esse primeiro boletim contará um pouco do que aconteceu até agora.
Após 2 anos sem gestão do D.A, concorremos à eleição como a Chapa 2 – Pode Chegar e Não Para junto com a Chapa 1 – Meu partido é biblio, e vencemos por 138 votos, tomando posse no dia 02/12. Essa vitória só foi possível pela participação dos estudantes que escolheram uma chapa com um perfil indignado, que acredita na mobilização e participação dos estudantes para conquistarmos nossos direitos e construirmos juntos uma universidade melhor.
Nesse sentido, nossa primeira ação foi encaminhar à direção do curso todas as reivindicações dos estudantes de biblio, tiradas na assembléia do dia 10/10. Reivindicações importantíssimas como um prazo para o início das obras do novo prédio do CCH, maior participação dos estudantes nas decisões da grade disciplinar, melhora na Comunicação da escola com o estudantes, pela abertura do Bandejão, dentre outras reivindicações. Nossa diretora, Simone Weitzel, chamou uma reunião com o diretório para dar algumas respostas.
A sede do D.A fica no subsolo do CCH, ao lado do D.A de Museologia, ali do lado da Copa, no dia 04/12 . Chamamos os estudantes para fazer o primeiro inventário dos documentos que estavam na sala do D.A para ver o que seria descartado e o que seria mantido e organizado.
Após 2 anos sem gestão do D.A, concorremos à eleição como a Chapa 2 – Pode Chegar e Não Para junto com a Chapa 1 – Meu partido é biblio, e vencemos por 138 votos, tomando posse no dia 02/12. Essa vitória só foi possível pela participação dos estudantes que escolheram uma chapa com um perfil indignado, que acredita na mobilização e participação dos estudantes para conquistarmos nossos direitos e construirmos juntos uma universidade melhor.
Nesse sentido, nossa primeira ação foi encaminhar à direção do curso todas as reivindicações dos estudantes de biblio, tiradas na assembléia do dia 10/10. Reivindicações importantíssimas como um prazo para o início das obras do novo prédio do CCH, maior participação dos estudantes nas decisões da grade disciplinar, melhora na Comunicação da escola com o estudantes, pela abertura do Bandejão, dentre outras reivindicações. Nossa diretora, Simone Weitzel, chamou uma reunião com o diretório para dar algumas respostas.
A sede do D.A fica no subsolo do CCH, ao lado do D.A de Museologia, ali do lado da Copa, no dia 04/12 . Chamamos os estudantes para fazer o primeiro inventário dos documentos que estavam na sala do D.A para ver o que seria descartado e o que seria mantido e organizado.
No último dia 07/12 aconteceu nosso Seminário de Gestão aberto a participação de todos os estudantes, onde foi feito um mutirão de limpeza para a sala do D.A. Separamos alguns livros e fizemos a “PODE CHEGAR & LEVAR”, intervenção literária no 2° andar do CCH, onde os estudantes escolhiam os livros que queriam levar para casa. Depois rolou a reunião de fato para montarmos um calendário de ações para toda a gestão do D.A. A ata completa está disponível online, para quem ainda não viu, 2014 será um ano de muitas lutas, debates, eventos acadêmicos e festas!!!
Como a estrutura de funcionamento do D.A é muito hierarquizada e ultrapassada (presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretários), não permitia a participação ampla dos estudantes, pois só permitem 8 pessoas no D.A, o que por muitas vezes, afastava os estudantes. Como foi falado em época de campanha, nossa D.A funcionará através de coordenadorias, onde não existe hierarquia e a gestão amplia, se abrindo para a participação de quem quiser CHEGAR!
Coordenadorias
As pessoas que foram eleitas pelo D.A, ficarão responsáveis pelas coordenadorias, e assim em cada coordenadoria poderá entrar quantos estudantes quiserem construir.
· Comunicação: Laura Ferreira; Luiza Azevedo.
· Financeira: Flávio Massa; Thaisa Coimbra.
· Projetos Acadêmicos: Elena Rodrigues.
· Eventos Culturais: Yasmin Nunes; Matheus Fentanes.
· Geral: Vinicio Machado; Yasmin Nunes.
· Movimento estudantil: Hebert Eckhardt ; Vinicio Machado; Thasa Coimbra.
· Infraestrutura: Laiza Lima; Matheus Fentanes; Lorran Pedersane.
Nosso D.A esteve presente no último Conselho Universitário (CONSUNI), que aconteceu no último dia 16, em que Jutuca (reitor) e Da Costa (vice-reitor) aproveitaram os esvaziamento de final de ano da Universidade para convocar um CONSUNI para votar a EBSERH, o projeto de Dilma, que abre a privatização dos Hospitais Universitários e tiram a autonomia da univerisdade, sem ter ido aos debates e na audiência com o Ministério Público. Com o auditório do Hospital Universitário Gaffré Ginle lotado, os estudantes, técnicos e professores fizeram um ato contra a EBSERH, e graças a mobilização dos três segmentos, conseguimos mais uma vez barra a EBSERH na Unirio. O Jutuca prometeu convocar um consuni novamente em 2014 para fazer essa votação, mas a comunidade acadêmica não permitirá que o HUGG seja vendido para empresas. Só a mobilização garantirá um HUGG 100% público, gratuito e de qualidade.
Novos horário de funcionamento da secretaria da EB:
Manhã: segunda à sexta, exceto quarta: 11 às 13 horas;
Noite: segunda à sexta, exceto quarta: 17 às 19 horas.
OBS>>> Na quinta-feira, o horário de atendimento NOTURNO será das 17:30 às 20:30.
Manhã: segunda à sexta, exceto quarta: 11 às 13 horas;
Noite: segunda à sexta, exceto quarta: 17 às 19 horas.
OBS>>> Na quinta-feira, o horário de atendimento NOTURNO será das 17:30 às 20:30.
Informe Financeiro
Para sairmos do zero no caixa do D.A, fizemos uma rifa a partir da doação de dois
exemplares do livro da Simone Weitzel, Elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções em Bibliotecas Universitárias , que será sorteada no início da semana de trote. Assim teremos caixa para algumas primeiras ações: trocar a fechadura da sala do D.A e Calourada.
Inventário 2013
No dia 4 de dez foi realizado o inventário da sede do Diretório dos Estudantes de Biblioteconomia. O DAEB convocou através de cartazes e mensagens na internet todos os estudantes do curso para participarem. Foram encontrados material de cozinha, computador, canetas, prestações de contas de gestões anteriores e outros objetos listados.
Disponibilizaremos a lista completa em breve.
O DAEB deseja a todos um feliz ano novo! E que 2014 seja um ano de muita LUTA, conquistas e realizações!
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