BEM VINDOS CALOUROS!
Calouros sejam todos muito bem-vindos à UNIRIO. O DAEB - Gestão “Pode chegar e não para!”, parabeniza a todos por essa conquista que foi passar vestibular (a gente sabe que não é fácil sobreviver ao Enem, principalmente com todos os problemas que tem ocorrido).
Preparamos esse manual com o objetivo de facilitar a adaptação de vocês nessa nova fase da vida de qualquer ingressante. Deixá-los a par de como anda nosso Movimento Estudantil e de como funciona nossa Universidade. Aqui você encontrará informações sobre a UNIRIO de maneira geral, sobre bolsas, transporte universitário e outras modalidades da assistência estudantil.
O DAEB se propõe a estar ao lado de cada estudante, para ajudar a lidar com as dificuldades vivenciadas na UNIRIO e também garantir conquistas para todos! Queremos discutir sobre a nossa realidade e pensar sempre em melhorias para nossa vida acadêmica. Acreditamos que quando nos unimos, temos força para garantir as vitórias!
Aproveitem o Manual, a Calourada, as lutas, as atividades que preparamos pra vocês e possivelmente os melhores anos da sua vida que acabam de começar!
Biblio... hãn?? Afinal, o que faz um bibliotecário?
Nosso curso possui extrema importância no contexto mundial em que vivemos,
cada vez mais ouvimos falar da crescente necessidade informacional, advindas desde grandes empresas até mesmo a uma criança que desde cedo começa a utilizar a internet para buscas escolares e as redes sociais.
Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e também multidisciplinar do
conhecimento que estudas as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes informacionais, tais como bibliotecas, centos de documentação e centros de pesquisa, até mesmo grandes na pesquisa de informações especializadas e inteligência competitiva.
::O Bacharelado::
O bacharel em Biblioteconomia trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações.
::A Licenciatura::
O Licenciado em Biblioteconomia deverá ter uma sólida fundamentação nos conhecimentos da área pedagógica, integrada de maneira orgânica com os da área de Biblioteconomia, entendendo o processo de ensino-aprendizagem como um todo, partindo das relações pedagógicas que estruturam o curso, a fim de atuar como profissional consciente e responsável. Ele representará competências relativas à compressão do papel social da escola, ao domínio do conhecimento pedagógico e de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e competências referentes aos conteúdos específicos da Biblioteconomia, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
O que vou aprender no curso?
Bacharelado
O curso de bacharelado em biblioteconomia tem suas disciplinas obrigatórias divididas em três linhas curriculares:
Linha Teórico-Metodológica: constituída por disciplinas formativas, que apresentam os princípios da área, suas teorias, métodos e técnicas e que compõem o saber próprio do bibliotecário.
Linha Humanista-Social: constituída por disciplinas de áreas conexas no campo de ciências humanas e sociais, seus fundamentos e teorias e que são o plano de base, a partir de onde se assentam o saber e as atividades da Biblioteconomia.
Linha Instrumental: constituída por disciplinas que servem de apoio ao desenvolvimento de conteúdos e à aplicação prática dos conhecimentos apresentados nas disciplinas dos eixos Teórico-Metodológico e Humanístico.
Além das disciplinas obrigatórias, é preciso cursar disciplinas optativas que estão dividas em três eixos. Cada eixo possui 6 disciplinas. Ao escolher um eixo, as disciplinas do mesmo se tornam obrigatórias, e além delas é preciso fazer mais 3 optativas. Mas não precisa se preocupar, você só vai precisar escolher seu eixo mais para frente. Os eixos são:
Eixo I: Biblioteconomia em Memória, Patrimônio e Cultura
Corpus de conhecimento para o desenvolvimento de atividades biblioteconômicas no âmbito das instituições de memória e cultura visando à educação, referentes à organização, tratamento e gestão de registros do conhecimento e sua disseminação para a sociedade, bem como para a preservação da memória, do patrimônio e da cultura locais e nacionais.
Eixo II: Biblioteconomia em Ciência e Tecnologia
Corpus de conhecimento para o desenvolvimento de atividades biblioteconômicas no âmbito das unidades de informação especializadas no conhecimento técnico, científico, tecnológico, para a inovação e em vista do desenvolvimento de instituições científicas, acadêmicas e industriais.
Eixo III: Biblioteconomia para Gestão da Informação em Organizações
Corpus de conhecimento para o desenvolvimento de atividades de gestão biblioteconômica no âmbito das unidades de informação de organizações com foco no tratamento da informação e na organização e gestão do conhecimento para corporações produtoras de bens e serviços.
Fonte: Projeto pedagógico do curso de bacharelado em biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/copy_of__Projeto
Licenciatura
O curso de Licenciatura em Biblioteconomia da UNIRIO possui como componentes curriculares as disciplinas obrigatórias, as disciplinas optativas, os estágios e as atividades complementares dentro de cada eixo curricular e o trabalho de conclusão de curso.
Disciplinas Obrigatórias: são componentes curriculares nucleares do âmbito da Biblioteconomia e da Educação nacionais e internacionais que tratam do fornecimento basilar dos campos das ciências sociais e humanas, para compreensão cultural e bio-psico-social; de disciplinas teóricas e técnicas, próprias da Biblioteconomia e da Pedagogia e de disciplinas instrumentais, que servem de auxílio às aplicações metodológicas.
Disciplinas Optativas: são componentes curriculares que definem conhecimentos adequados ao desempenho profissional docente em eixos curriculares, que encaminham saberes especializados para determinados espaços de realização da atividade de formação de professores em Biblioteconomia. Para tanto, oferecem-se três conjuntos, cada qual com 6 disciplinas optativas, que compõe, cada qual, um corpo de especialização, além de três optativas, de livre escolha.
O curso de Licenciatura em Biblioteconomia está constituído em 6 eixos, sendo eles:
Eixo I – Articulador dos Diferentes Âmbitos do Conhecimento Profissional
Este eixo articula os âmbitos do conhecimento do Licenciado em Biblioteconomia: conhecimentos biblioteconômicos e conhecimentos educacionais, que estão articulados por quatro componentes curriculares em Ensino-Pesquisa e Aprendizagem nas quatro grandes áreas de formação em Biblioteconomia: Organização e Administração de Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Acervos e Coleções; Organização do Conhecimento e Representação de Documentos e Recursos e Serviços de Informação.
Eixo II – Articulador da Integração e Comunicação e Desenvolvimento da Autonomia Intelectual e Profissional
Neste eixo estão contempladas as Atividades Complementares, eleitas pelos discentes e por eles realizadas sob a supervisão de um professor.
Eixo III – Articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade
Este eixo articula os conhecimentos na Licenciatura em Biblioteconomia com grandes áreas de conhecimento, a partir de disciplinas específicas, que promovem a articulação interdisciplinar com a Biblioteconomia e a Educação.
Eixo IV – Articulador da Formação Comum com a Formação Específica
O conjunto de componentes que articula a formação comum, das Ciências Humanas e Sociais, com a formação do educador em Biblioteconomia, apresenta-se por camadas articuladoras, que começam nas disciplinas introdutórias nestas ciências, até alcançar sua aplicação no campo de Ensino da Biblioteconomia.
Eixo V – Articulador dos Conhecimentos a serem Ensinados e dos Conhecimentos Filosóficos, Educacionais e Pedagógicos que Fundamentam a Ação Educativa
Os fundamentos filosóficos, educacionais e pedagógicos, que fundamentam a ação educativa, permeiam diversos componentes curriculares. Entretanto, tais fundamentos encontram-se em destaque em cinco disciplinas: Educação e Filosofia, Didática, Psicologia e Educação I, Avaliação e Educação e Ética Profissional, que encontram sua articulação com as práticas de ensino da Biblioteconomia primeiramente com a Metodologia do Ensino da Biblioteconomia.
Eixo VI – Articulador das Dimensões Teóricas e Práticas
Os componentes curriculares, teóricos e teórico-práticos, articulam-se com as práticas de Ensino da Biblioteconomia nos Estágios Supervisionados.
Fonte: Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/eb/ProjetoPedagogicodoCursodeLicenciaturaemBiblioteconomia.pdf
Estágios curriculares
Além de fazer integrar os componentes curriculares do curso de bacharelado e licenciatura em Biblioteconomia, proporcionam oportunidades de treinamento ao longo do curso integrando teoria e prática.
Coordenação de estágio:
Bacharelado: Prof.ª MS. Beatriz Aparecida Boseli Decourt
Licenciatura: Prof. MS. Alex Gomes Guizalberth
Atividades complementares
São as atividades que agregam conhecimentos e experiências para a formação do aluno, estimulando-o à prática de estudos independentes, à interdisciplinaridade e ao reconhecimento da importância da permanente atualização profissional, inclusive aquelas fora da universidade.
Laboratórios
O Laboratório de Biblioteconomia (LABBIB) fica localizado no subsolo do CCH e o Laboratório de Documentação Informatizada (LADOC) fica no 3º andar do CCH. Algumas disciplinas serão ministradas nesses laboratórios, como por exemplo SOC I, SOC II, Redes, TIPA.
Direção da Escola de Biblioteconomia
Diretora: Prof.ª Dr.ª Simone da Rocha Weitzel
Coordenação de cursos
Bacharelado manhã:
Coordenadora: Prof.ª Daniele Achilles Dutra da Rosa
Vice-coordenadora: Prof.ª Lidiane Carvalho
Bacharelado noite:
Coordenador: Prof. Fabiano Cataldo de Azevedo
Vice-coordenador: Prof. Carlos Alberto Ferreira
Licenciatura:
Coordenador: Prof. MS. Alex Gomes Guizalberth
Vice-coordenadora: Prof.ª MS. Daniela Spudeit
Secretaria
Telefone: (21) 2542-1766
Manhã:
Noite:
- Samuel Ricardo Farias Pires
Segunda, Terça, Quinta e Sexta de 11hrs às 13hrs.
- Ângela Maria Conceição
- Rafael José da Silva
Segunda, Terça e Sexta de 17hrs às 19hrs e Quinta de 17:30hrs às 20:30hrs.
Obs.: Quarta-feira é dia reservado para serviço interno.
Assistência estudantil
Existem na UNIRIO quatro tipos de assistência estudantil: Bolsa de Incentivo Acadêmico, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia e Bolsa Permanência MEC. Todas as informações sobre cada modalidade de assistência estudantil, quem pode e como se inscrever estão no blog do DACE/UNIRIO: http://www.daceunirio.blogspot.com.br/
Atendimento Nutricional e Psicológico
A DACE conta com atendimento nutricional direcionado aos alunos e servidores da UNIRIO. O atendimento é realizado segundas, quartas e quintas e deve ser marcado previamente. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelos telefones: (21) 2542-7577 ou (21) 2542-7589. E-mail: dacenutricao@gmail.com
O atendimento psicológico é realizado de segunda a sexta e também deve ser marcadopreviamente. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou pelos telefones: (21) 2542-8692.
Fonte: Direção de assuntos comunitários e estudantis – DACE/UNIRIO. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.daceunirio.blogspot.com.br/p/atendimento-nutricional-e-psicologico.html
Transporte intercampi
O transporte funciona de segunda a sexta-feira com o seguinte trajeto:
Nos horários de saída 6h30m / 12h15m / 17h25m o trajeto é:
458; 296; Metrô de Botafogo; Praça XV; Central do Brasil; Estação São Cristóvão; HUGG; Instituto Biomédico; 296; 458.
No horário de saída 22h20m o trajeto é:
458; 296; Metrô de Botafogo; Praça XV; Central do Brasil; HUGG; Praça Saens Pena; 296; 458.
*No roteiro, os números 458 e 296 referem-se, respectivamente, aos campus da Av. Pasteur 458 - CCBS+CLA+CCH e Av. Pasteur 296 - Reitoria+Nutrição+Enfermagem.
Biblioteca Central
Seu acervo está voltado para as áreas: teatro, música, letras, humanidades, arquivologia, biblioteconomia, museologia, pedagogia, turismo, história, informática, biociências, literatura infato-juvenil. O horário de funcionamento é de 9hrs às 21hrs. A biblioteca possui o laboratório de informática Santander, onde todos os computadores possuem acesso à internet de 15hrs às 19hrs. Para se inscrever na biblioteca e poder realizar empréstimos, o usuário deve estar regularmente matriculado em algum curso de graduação ou pós-graduação da UNIRIO e apresentar os seguintes documentos: 1 foto 3x4 recente, documento oficial de identidade com foto, comprovante de residência atualizado e identificação da UNIRIO com validade vigente (carteira estudantil ou declaração de matrícula). A inscrição deve ser renovada a cada semestre, para tal basta apresentar a identificação da UNIRIO. Os alunos de graduação podem fazer empréstimo de até 3 obras por 7 dias corridos. A renovação do empréstimo deve ser feita pessoalmente pelo usuário dentro do prazo de empréstimo e só poderá ser feita uma única vez. Uma segunda renovação poderá ser feita de acordo com a demanda de consultas e empréstimos.
Fonte: Guia geral do usuário. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.biblioteca.unirio.br/imagens/GUIA2009ED.pdf
Encontro Estudantil Regional e Nacional
O Encontro Regional e o Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Gestão da Informação é um evento de caráter, científico, profissional e social que visa promover a integração de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e docentes, além de estreitar as relações entre as universidades bem como, possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social. Os encontros são promovidos por uma comissão organizadora formada em sua maioria pelos estudantes da escola sede. Ao longo do ano ocorrem três encontros, sendo dois regionais e um nacional. Os regionais são o EREBD N/NE e o EREBD SE/CO/SUL. As datas dos eventos variam, mas normalmente o EREBD N/NE ocorrem no início do ano, entre os meses de janeiro e fevereiro, o EREBD SE/CO/SUL ainda está sem época determinada, pois este é a junção do EREBD SUL (que ocorria entre os meses de abril e maio) e o EREBD SE/CO (que ocorria entre os meses outubro e novembro) e o ENEBD costuma acontecer no mês de julho. Cada encontro tem um tema específico, sendo possível enviar artigos. Todo aluno que tiver artigo aprovado em evento tem direito a passagem de ida e volta cedida pela UNIRIO, basta entrar com o pedido no DACE, localizado no campus da reitoria.
Diretório Acadêmico de Biblioteconomia (DAEB)
O Diretório Acadêmico é a entidade de representação dos estudantes, que em como função organizar atividades acadêmicas, calouradas, festas, trazer os debates do movimento estudantil e levar as reivindicações dos estudantes para as instâncias da universidade para que elas se concretizem. Além disso, representa oficialmente o curso nos conselhos de entidades de base (CEB), nas reuniões de colegiado e demais espaços. A gestão Pode chegar e não para! tem esse nome pois convida todos os alunos a participar e construir em conjunto. Além de trabalhar pela melhoria do curso de Biblioteconomia, o DAEB está presente em lutas da universidade como um todo, como a para a abertura do bandejão e a não privatização do hospital universitário através da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e em lutas da sociedade, como, por exemplo, o movimento contra o aumento da passagem, pois entendemos que todos esses problemas atingem direta a vida dos estudantes, por isso convidamos a participarem do movimento estudantil, pois essa luta é de tod@s nós.
DCE
O Diretório Central dos Estudantes é a entidade máxima de representação dos estudantes do curso de graduação e pós-graduação na Universidade. É o órgão que congrega os alunos para a luta por uma Universidade d e q u a l i d a d e , p ú b l i c a e gratuita; além de defender nossos di rei t os perante a instituição.
CEB
O Conselho de Entidades de Base é composto p e l o s DA' s e C A' s, que tem direito a um voto cada. O CEB é um dos e s p a ç o s q u e serve para organizar os estudantes e nos r e p r e s e n t a r e m nossas lutas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário